8 de ago. de 2008

Capa

Publicação

Frente
GERALDO ALVES MARTINS



DO ÉTER TANGÍVEL
AO IMPONDERÁVEL



Compilação do livro
"A Vida de Einstein"

Título Original
"Albert Einstein - Maker of Universes
"

por H. Gordon Garbedian




Feira de Santana
1999


Verso


COLEÇÃO DO AUTOR

ARTE & IMPRESSÃO
EDSON MACHADO

CAPA DE
MARISTELA RIBEIRO

Parte 01

"Se a minha teoria da relatividade obtiver êxito a Alemanha quererá que seu seja alemão, e a França irá declarar que eu sou um cidadão do mundo. Fracasse a minha teoria, a França dirá qeu sou alemão e a Alemanha que sou judeu."

Em 1887 os cientistas Michelson e Morley fizeram vibrar o mundo científico a proporcionar uma corrida inusitada, chamada na época de páreo luminoso.

Os dois cientistas iriam fazer a corrida de dois raios de luz para desv endar os segredos das estrelas e medir a velocidade da Terra. Copérnico, fundador da mecânica celeste, demonstrou que o sol é o centro do sistema e a Terra com seus irmãos planetários giram em torno dele.

Newton, o grande cientísta inglês, chegou a pensar que nos espaços celestiais poderiam encontra um corpo em absoluto repouso. Difícil em razão do mover-se constante da matéria universal. Encontrou então uma resposta cabível a hipótese menos remota que as estrelas fixas. Um meio dominante que penetrava por toda parte era o Éter, o padrão de repouso absoluto e inalterável. Sem o éter, a luz e calor não seria possível a transmissão até nós. Sem a claridade das estrelas a Terra seria sem forma e vazia, não havendo vida. Graças ao éter a Terra se move; as estrelas cintilam. Sua luz chega até nós numa navegação calma e tranqüila com ausência de procelas. Não se precisou mais do ponto fixo no espaço para base de medição da velocidade da Terra. Enquanto os corpos celestiais viajavam em sua rota interminável, Newton estava conformado com o éter ao seu alcance.

Durante 200 anos predominou entre os cientístas, a existência do éter imóvel, absoluto e inalterável. Neste ponto é que voltamos a falar sobre a corrida patrocinada por Michelson e Morley. Mochelson, considerado o maior sacerdote da luz, o primeiro americano a receber o prêmio Nobel, aperfeiçoou um instrumento de sua invenção chamado de "interferômetro" capaz de medir os ângulos de um minuto dentro de um milionésimo de polegadas. Com isso iria medir a velocidade do raio e com isso a velocidade da Terra no éter tangível. Inventou também um dispositivo com jgos de espelhos para melhor acompanhar a corrida que tinha por base o percurso de um raio na direção Oeste-Leste porque neste sentido o percurso seria mais difícil para o raio em razão de encontrar maior obstáculo, em face do movimento da Terra. O Outro raio percorreria no sentido Norte-Sul, porque a Terra não se move neste sentido. Para os promotores da corrida o raio que percorresse Norte-Sul iria chegar primeiro. Qual não foi a surpresa de ambos quando os raios chegaram ao mesmo tempo. Empataram. Os cientístas do mundo inteiro ficaram estarrecidos. Eram dois séculos de crença no éter inalterado.

Durante 20 anos os cientístas resolveram tudo o que havia de estudo para se obter uma resposta e nada...

Parte 02

Nesta época Einstein tinha apenas 8 anos. A ciência teve que esperar muito. Até que Albert Einstein alcançou maior idade, principalmente no setor científico. Primeiro desvendou um mistério que há 80 anos vinha perturbando os físicos. É que viram minúsculas partículas suspensas num líquido em grande agitação. As migalhas de matéria movimentavam-se em grande velocidade indo e vindo por modo tão misterioso que ninguém descobriu o por quê. Einstein decifrou o enigma dizendo: "A atividade molecular aumenta com o calor e o movimento interno das partículas desvia-se ao bombardeio a que são submetidas pelas moléculas, aparentemente quentes do líquido." Ergueu dessa forma a teoria atômica das matérias.


A preocupação de Einstein depois de casado (1903) com idade de 24 anos era: luz, movimento e éter. O que lhe esquentava a cabeça era a decepção sofrida por Michelson-Morley, o empate da corrida da luz quando tinha 8 anos e a questão do éter que roubou muito tempo de estudo por séculos de crença no éter. Nesta época Einstein dispunha de pouco tempo para estudos pois trabalhava para sustento da sua família que crescia. Einstein costumava negar qua a natureza planejava uma conspiração a quem atrevera penetrar nos seus segredos. Não havia conspiração na existência de Milchelson-Morley. Para ele o que faltava era estudo e pesquisa. Aí vieram, com Einstein os estudos e as pesquisas. Em 1905, com 26 anos, publicou a teoria da relatividade restrita que antes chamou de eletromagnética dos corpos móveis que na opinião de algumas autoridades é "a mais sintética realização do engenho humano".

Caiu por terra as enganosas experiências ensinadas "que todos os movimentos da terra são absolutos". "Que as dimensões de corpos rígidos são sempre as mesmas". "Que os intervalos de tempo onde quer que sejam, são idênticos e que espaço e tempo são conceitos absolutos completamente independentes um do outro".

Einstein foi impiedoso. Disse que tudo aquilo era ficção e precisava ser substituída por idéias novas radicalmente diversas: "a estabilidade da Terra nada mais é do que uma ilusão. Nada há em absoluto repouso. Nem na Terra nem em qualquer parte do universo". Nos infinitamente pequenos, nos infinitamente grandes com as galáxias, tudo é movimento. " Em virtude dessa atividade incontável da natureza, não há padrão fixo para velocidade, comprimento, dimensão, massa e tempo. Só a luz em toda criação goza da regalia da constância, quanto da maior velocidade possível do universo". Muitos filósofos chamam-na: irradiação da Glória Divina. Em 1915 Eisntein publicou sua teoria da relatividade restrita de 1905, incluindo toda espécie de movimento, rotação e aceleração e mostrava a natureza em quadros novos.

Parte 03

Na Inglaterra de Newton, havia muita euforia com as notáveis teorias einstenianas e os ingleses reclamavam de seus cientistas que estavam glorificando um alemão.

Tamanha era a modificação do conceito de Newton que os astrônomos queriam pôr à prova as teorias de Einstein; não só para terem a certeza do que pregava, como para justificar seu relacionamento com um inimigo. Estava próxima a data de 29 de maio de 1919 quando haveria um eclipse total do sol, próprio para experiências científicas.

Se a teoria de Eisntein fosse exata, a luz estelar passando próxima ao sol deveria sofrer uma curva ou flexão gravitacional pela modificação geométrica da curvatura do espaço. Einstein chegou a calcular esse desvio em um segundo e setecentos e quarenta e cinco milésimos de segundos.

Em plena guerra os ingleses organizaram duas expedições científicas. Uma se destinava a uma ilha portuguesa no golfo de Guiné, a cem milhas do Equador e a outra desembarcou aqui no Brasil, ina a Sobral, pois o eclipse seria visível nas proximidades do Equador. Iriam pôr à prova um explicação nova das leis da natureza a qual, se exata, iria altera profundamente o conceito humano acerca da constituição do universo.

O plano era o seguinte: fotografar o céu no local exato onde mais tarde iria estar o sol eclipsado. Faria outra fotografia para comparar a posição da estrelas antes e depos do eclipse. Na hora prevista as estrelas foram fotografadas em seu pleno eclipse solar.

Depois de reveladas e feita a devida comparação, as estrelas estavam visivelmente deslocadas. Definitivamente estava provada a teoria einsteniana da relatividade. Os cientistas ingleses voltaram radiantes para seus intercâmbios científicos com um inimigo; poruqe outra comitiva acabava de chegar na França com a minuta do tratado de Versalhes assinado. A paz estava consolidade não só em terra como no espaço.

Colossal era o feito de Newton que durante dois séculos os cientístas supuseram que ele poderia ter comentadores mas não sucessores. Endeusaram-no como o maior gênio de todos os tempos e que jamais seria abalado. O Intrínseco sistema newtoniano atuava direta e ignorantemente através de uma camada de éter. Os antecessores de Newton deram contribuições notáveis mas pra tomar caminhos diferentes daqueles em que enveredaram. Copérnico pôs por terra o sistema dos epiciclos de Ptolomeu que afirmava que os planetas giram em torno da Terra. Kepler descobrira que os planetas giram em torno da Terra. Kepler descobrira que os planetas se moviam em órbitas elípticas relativamente ao sol. Imaginou que um espírito exercia influência motora proveniente o sol com poder de atração. Newton destruiu para sempre todas as lendas e fábulas que as mistificações da mente humana ofereceram para explicar os movimentos cósmicos.

O grande Newton contudo não pôde dar explicações satisfatórias da causa da gravitação. Com o advento do século XX surgiu Einstein, o sucessor de Newton, que com suas teorias da relatividade restrita e generalizada transformou de modo radical o conceito de espaço do geômetra inglês pondo fora de discussão a idéia de um éter tangível.

Fundo de Capa

Geraldo Alves Martins, nascido em Itabuna (09.07.1920).
Reside em Feira de Santana des 1966.
Foi lavrador, tropeiro, feirante.
Publicou o livro de poemas Mormaço D´Álma.
Atualmente é topógrafo

Fontes de Pesquisa

Descrição da experiência que prova a lei da relatividade de Einstein:
http://www.instituto-camoes.pt/cvc/ciencia/e73.html

Bibliografia de Einstein:
http://www.clubedeastronomia.com.br/albert.php

Bibliografia de Isaac Newton:
http://www.clubedeastronomia.com.br/isaac.php

Teoria da Relatividade:
http://www.unificado.com.br/calendario/09/relatividade.htm

A Teoria da Relatividade e a Bíblia
http://www.biblia-ciencia.com/art/teoria-relatividade-einstein.htm

Sobre o blog

Este blog é uma coletânea de pensamentos de Geraldo Alves. Os marcadores separam os assuntos por interesse. Para ler os livros, clique no marcador correspondente.
1. Livro Retalhos.
2. Livro

Os créditos das imagens estão indicados no final de cada postagem.

Visite o blog e deixe o seu comentário. Seja bem-vindo!