8 de ago. de 2008

Parte 01

"Se a minha teoria da relatividade obtiver êxito a Alemanha quererá que seu seja alemão, e a França irá declarar que eu sou um cidadão do mundo. Fracasse a minha teoria, a França dirá qeu sou alemão e a Alemanha que sou judeu."

Em 1887 os cientistas Michelson e Morley fizeram vibrar o mundo científico a proporcionar uma corrida inusitada, chamada na época de páreo luminoso.

Os dois cientistas iriam fazer a corrida de dois raios de luz para desv endar os segredos das estrelas e medir a velocidade da Terra. Copérnico, fundador da mecânica celeste, demonstrou que o sol é o centro do sistema e a Terra com seus irmãos planetários giram em torno dele.

Newton, o grande cientísta inglês, chegou a pensar que nos espaços celestiais poderiam encontra um corpo em absoluto repouso. Difícil em razão do mover-se constante da matéria universal. Encontrou então uma resposta cabível a hipótese menos remota que as estrelas fixas. Um meio dominante que penetrava por toda parte era o Éter, o padrão de repouso absoluto e inalterável. Sem o éter, a luz e calor não seria possível a transmissão até nós. Sem a claridade das estrelas a Terra seria sem forma e vazia, não havendo vida. Graças ao éter a Terra se move; as estrelas cintilam. Sua luz chega até nós numa navegação calma e tranqüila com ausência de procelas. Não se precisou mais do ponto fixo no espaço para base de medição da velocidade da Terra. Enquanto os corpos celestiais viajavam em sua rota interminável, Newton estava conformado com o éter ao seu alcance.

Durante 200 anos predominou entre os cientístas, a existência do éter imóvel, absoluto e inalterável. Neste ponto é que voltamos a falar sobre a corrida patrocinada por Michelson e Morley. Mochelson, considerado o maior sacerdote da luz, o primeiro americano a receber o prêmio Nobel, aperfeiçoou um instrumento de sua invenção chamado de "interferômetro" capaz de medir os ângulos de um minuto dentro de um milionésimo de polegadas. Com isso iria medir a velocidade do raio e com isso a velocidade da Terra no éter tangível. Inventou também um dispositivo com jgos de espelhos para melhor acompanhar a corrida que tinha por base o percurso de um raio na direção Oeste-Leste porque neste sentido o percurso seria mais difícil para o raio em razão de encontrar maior obstáculo, em face do movimento da Terra. O Outro raio percorreria no sentido Norte-Sul, porque a Terra não se move neste sentido. Para os promotores da corrida o raio que percorresse Norte-Sul iria chegar primeiro. Qual não foi a surpresa de ambos quando os raios chegaram ao mesmo tempo. Empataram. Os cientístas do mundo inteiro ficaram estarrecidos. Eram dois séculos de crença no éter inalterado.

Durante 20 anos os cientístas resolveram tudo o que havia de estudo para se obter uma resposta e nada...

Nenhum comentário:

Sobre o blog

Este blog é uma coletânea de pensamentos de Geraldo Alves. Os marcadores separam os assuntos por interesse. Para ler os livros, clique no marcador correspondente.
1. Livro Retalhos.
2. Livro

Os créditos das imagens estão indicados no final de cada postagem.

Visite o blog e deixe o seu comentário. Seja bem-vindo!