5 de dez. de 2007

Figuras Pitorescas


No final da década de 40 existiam em Salvador, figuras pitorescas que enriqueciam o folclore baiano. Entre elas estava a mulher de roxo que assim se vestia e não sei porquê razão. Seus trajes eram como se fosse um hábito de freira e vivia sentada nas escadarias dos prédios da Rua Chile. Calma, sem ofender a ninguém parecia uma monja só olhava, só pensava e nada mais.

Outra figura inesquecível era Cuíca de Santo Amaro. Poeta de Cordel. Quando acontecia algo de extraordinário, ele versava os acontecimentos com ironia e onde tinha aglomeração de gente, ele gritava mercalizando seu livrinho e assim ganhava vida. Como o caso da mulher de Brotas, que lhe deu boa renda. O caso foi o seguinte: Uma mulher que morava em Brotas, com ciúme do marido, decepou a matutagem do pela cepa. Isso deu origem a muitas “fofocas” nas ruas de Salvador. Com essa estória, Cuíca de Santo Amaro “lavou a jega” ganhando muito dinheiro.

A respeito, vale salientar um fato curioso: Nessa época fui fazer um trabalho topográfico no loteamento Nossa Senhora de Fátima, em Camaçari, hoje um próspero bairro naquela cidade. Estando hospedado na pensão Bela Vista, tranquei-me no quarto para fazer a correção dos meus trabalhos, quando começaram a botar em dia “a fofoca da época”, e o caso da Mulher de Brotas, era o mais comentado. Quando estavam discutindo o objeto cortante daquela façanha, eu precisando de qualquer coisa para fazer a ponta do lápis com o qual trabalhava, abro a porta do quarto e peço uma gilete. Para as mulheres foi um grande susto pois não sabiam que eu estava ali. Foi um risada geral. Eu me mantive sério e insisti que queria alguma coisa para fazer a ponta do lápis. Dava a impressão de que eu queria me decepar.

Outra figura bastante curiosa em Salvador era o “Jacaré”, um orador popular que não perdia um acontecimento. Ele ia para a praça pública para fazer discursos sempre inflamáveis. Era alto, moreno claro, bem afeiçoado, compleição atlética não robusta, trajava-se bem. Era quase um galã. Quando queria fazer seus discursos, mas vou me referir a dois deles: Certa feita cheguei ao Comércio, como é conhecida a Cidade Baixa de Salvador, principalmente, mediações do Elevador Lacerda e encontro Jacaré em cima de um tamborete discursando para a pequena multidão. Ele falava de Antônio Maria, radialista natural de Pernambuco que se candidatara a vereador na Bahia. O discurso de Jacaré era nesses termos: “Um pernambucano vagabundo vem de lá de sua terra querendo ser vereador na Bahia. Baiano descarado é quem vota num candidato deste”, e assim por diante. Dias depois, eu soube que pegaram jacaré e deram-lhe uma surra danada. Provavelmente algum correligionário mais exaltado do pernambucano. Quanto a Antônio Maria, não se elegeu e foi embora pra o Rio ou São Paulo continuando sua brilhante carreira, principalmente nos meios radiofônicos.

A segunda vez foi na posse do sucessor de Otávio Mangabeira, quando a Praça Municipal estava repleta de gente. De repente vejo Jacaré no meio da multidão com uma cadeira na mão que tomou na Pastelaria Triunfo e se alojou no meio da massa e começou a gritar: “Governador, venha se despedir do seu povo!”, parava um pouco e repetia sucessivas vezes, até que Mangabeira surge na saca do Aclamação e se despede da multidão que lhe aclamava e aplaudia. Do seu discurso de despedida gravei a seguinte frase: “As obras que fiz pela Bahia não foram por demagogia porque não sou candidato a nada”. Assim se despedia dos baianos aquele que foi um dos maiores governadores da Bahia. Fazendo lembrar do filme “Homens de Honra”.

Imagem: http://setarosblog.blogspot.com/2007/06/o-guarany-de-cludio-marques.html; http://www.novomilenio.inf.br/santos/h0312.htm

Nenhum comentário:

Sobre o blog

Este blog é uma coletânea de pensamentos de Geraldo Alves. Os marcadores separam os assuntos por interesse. Para ler os livros, clique no marcador correspondente.
1. Livro Retalhos.
2. Livro

Os créditos das imagens estão indicados no final de cada postagem.

Visite o blog e deixe o seu comentário. Seja bem-vindo!